top of page

CONSTANTIN BRÂNCUSI

Foi o mais célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda moderna. Nasceu na cidade de Hobita (Rômenia) em 1876 e faleceu na cidade de Paris (França) em 1957.




Instalou-se em Paris em 1907 e conheceu Rodin, trabalhando já na sua primeira versão The Kiss.


1907


1889


1908


O mais conhecido beijo da história da arte foi esculpido pelo franco-romeno Constantin Brâncusi: a obra oferece uma interpretação simbólica de um corpo masculino e um feminino se fundindo em um .


1910



PORTAL DO BEIJO - 2014




A tábua do silêncio é parte do conjunto escultural de Brâncusi em Târgu Jiu.


Em torno da tábua arranjou 12 cadeiras simbólicas, em uma distância igual uma da outra. O nome das cadeiras esconde realmente uma realidade Sagrada: os hourglasses, um para cada hora, que estão medindo o fluxo do tempo - 2018.




Escultura Moderna é geralmente considerado como tendo começado com a obra de Rodin, que é visto como o progenitor da moderna escultura.


Qual era o passado da escultura?

“Eros e Psique” de Antônio Canova - Escultura Neo - Clássica – Sé. XVIII.


Escultura Moderna surgiu em simbiose com as tendências artísticas semelhantes em pintura, escultura, desenho e gravura na Europa durante os anos de 1800

( neoclássico, Romantismo, Realismo, Impressionismo e

Neo-impressionismo), durando por volta dos anos de 1950.


As tendências da escultura moderna, além de serem herdeiras do impressionismo, acompanharam as propostas das vanguardas artísticas do início do século XX, sobretudo o cubismo, o dadaísmo, o primitivismo e, a posteriori, o abstracionismo.




As novas tendências da escultura e o Primitivismo


No final do sáculo XIX, o controle imperial europeu sobre a América do Sul, a África, a Ásia e a Austrália havia se expandido e as conquistas coloniais, fizeram com que muitos artefatos fossem enviados aos países colonizadores, onde eram exibidos ou vendidos como curiosidade.

Museus étnicos foram abertos em muitas cidades europeias e surgiu um grande interesse pincipalmente entre os artistas. Eles acreditavam que a arte dessas culturas antigas era mais moral, instintiva e sincera.

Ao rejeitar a sofisticação ocidental e olhar para outras culturas, acreditava-se que a arte podia se revigorar.


Pablo Picasso (1881-1973), um dos precursores do Cubismo começou a desenvolver o estilo a partir de visitas a uma exposição de Arte Africana, no Museu do Homem de Paris, em 1905.







Paul Gauguin, Oviri ( Sauvage ), 1894, grés parcialmente esmaltado , Musée d’Orsay,Paris.



Marcel Duchamp Porta-garrafas, 1914.



Vladimir Tatlin Contra–relevo, 1915.


Maria Martins - O Impossível (1945).



Salvador Dali - Telefone Lagosta - 1936.



A primeira “Musa Adormecida” feita por Brâncusi foi em mármore em 1908, depois fez a mesma peça em pedra em 1909 e em bronze em 1910.



A escultura moderna traduzida por Brâncusi não possui um pedestal. Escultura e pedestal se confundem, o principal propósito é mostrar as formas puras e a beleza dos materiais com sua forma pura, suavidade, simplicidade e sofisticação, pontos fortes desse escultor e muito presentes em suas obras.



Maiastra ( mestre) – 1912 (?).


Obra: Mademoiselle Pogany -1913.


Mademoiselle Pogany II, 1920, bronze. Coleção Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.


Princesa - 1917.


Danaïde, bronze em base de calcário - 1918.


Bird in Space é uma série de esculturas do escultor. A obra original foi criada em 1923 e feita de mármore.


Em 1935, o escultor romeno foi encarregado de criar uma série de memoriais de guerra, como esta Coluna Infinita em Târgu Jiu.



30,48 metros de altura de ferro fundido.


Seu atelier em Paris foi preservado depois de sua morte e reconstruído ao lado do Centro George Pompidou.









“...aquilo que eles chamam de abstrato é o mais realista, porque o que é real não é o exterior, mas a ideia, a essência das coisas.”- Constantin Brâncusi.


“Nada cresce bem na sombra de uma grande árvore.”- Constantin Brâncusi.



A escultura ganha movimento no futurismo, no pós-guerra a escultura sofre modificações, novos materiais são utilizados, como a sucata de metal e aparecem novas técnicas como solda.



 

LÚCIA CASTANHEIRA ESCOLA DE ARTES

fale@luciacastanheira.com

31 9 84979168

RUA SÃO PEDRO DA UNIÃO, 106, SION - BELO HORIZONTE


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page