CURSO ONLINE COM LUIZ FLAVIO
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
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1 ano de acesso
CONHEÇA
LUIZ FLAVIO
Luiz Flavio lecionou História da Arte e Filosofia em cursos de graduação e pós-graduação nas universidades UEMG e PUC Minas, além de cursos livres e viagens culturais com grupos a dezenas de cidades do mundo.
SOBRE O CURSO
Fartamente ilustrado, com imagens e pequenos textos, além de indicações bibliográficas, o curso História da Arte Contemporânea apresentará em 24 horas um abrangente panorama das principais manifestações artísticas ocorridas a partir da Pop Art (anos 1950/60) até o final do século 20.
E muito mais! Tudo isso ao longo de 48 aulas de 30 minutos + material bônus,
totalizando 24 horas de conteúdo inspirador e didático.
O CONTEÚDO
Aula 1 - Arte Contemporânea - A Contracultura nos Anos Dourados
Introdução Conceitual: Modernismo, Pós-Modernismo e Arte Contemporânea
Novos Rumos: A Contracultura, Duchamp e a nova geração de artistas americanos
Robert Rauschenberg: Pioneiro da Arte Contemporânea e precursor da Arte Conceitual
Jasper Johns: Pioneiro da Arte Contemporânea e precursor da Arte Pop
Aula 2 - Pop Art: A nova figuração na era do consumo
EUA, Anos 1960: Pop Art e o American Way of Life: erotização, banalização e excesso
“This is Tomorrow”: a emergência da Pop na Inglaterra no final dos anos 1950
USA 60’s: Pop Art e o American Way of Life: erotização, banalização e excesso
Roy Lichtenstein: Expandindo o ready-made duchampiano
Aula 3 - Pop Art e Nouveau Réalisme: Gramática e Sociologia do Objeto
Pintura Pop: James Rosenquist e Tom Wesselman
Da Pintura à Escultura Pop: Robert Indiana e Claes Oldenburg
Nouveau Réalisme: a nova percepção do real
Da realidade mundana ao nirvana: Martial Raysse e Yves Klein
Aula 4 - A Morte do Real: Do Fotorrealismo ao Hiperrealismo
Fotorrealismo na Alemanha: a pintura de Gerhard Richter
Chuck Close e o Hiperrealismo nos EUA
Outros hiperrealistas americanos: Fotografia e simulacro na “sociedade do espetáculo”
A reinvenção do Hiperrealismo na arte das últimas décadas
Aula 5 - Minimal Art - O Minimalismo e as poéticas da exclusão
Hard-Edge Abstraction: “Abstração de limite preciso” ou Pré-Minimalismo
Minimal Art: Abstração, literalismo e a busca pela expressão mínima
Principais minimalistas: LeWitt, Judd, Flavin, Andre e Morris
Outros minimalistas (Agnes Martin, Fred Sandback e Robert Irwin)
Aula 6 - Arte Conceitual: “Arte depois da filosofia”
Conceptual Art: arte, filosofia, linguagem e o legado duchampiano
Proposições analíticas e tautológicas (Arte e Filosofia, Arte e Linguagem)
Além do “cubo branco”: Land Art (arte, natureza e ecologia)
Da paisagem natural ao “cubo branco”: Land Art, Earth Art ou Earthworks
Aula 7 - Arte Conceitual II: “Quando as atitudes se tornam forma”
Fluxus, happenings, ações e coletividade na arte das décadas de 1960/70
Performance Art: Joseph Beuys, Vito Acconci, Chris Burden, Gilbert & George, etc
Arte e radicalidade: Feminismo e Body Art
Arte, amor e vida: Marina Abramovic & Ulay
Aula 8 - A pintura neoexpressionista na Europa e nos EUA
Os “Novos Selvagens” na Alemanha e a retomada mundial da pintura nos anos 1980
Anselm Kiefer: a arte como história, tragédia e redenção
A Transvanguarda Italiana (Francesco Clemente, Sandro Chia, Enzo Cucchi, etc)
Jean-Michel Basquiat, Keith Haring e o Graffiti americano
Aula 9 - “Após o fim da arte”: o Pós- Modernismo dos anos 1980
Teorias pós-modernas: “pós-produção” (Nicolas Bourriaud), morte do autor (Barthes), da originalidade (Rosalind Krauss) e do real (Baudrillard)
Exaustão: re-produção, re-leitura, citação e palinódia
Jeff Koons: anti-esteticismo, simulacro, banalização e crítica do mercado
Dissolução dos “movimentos”, “transfiguração do banal” e o “fim da arte” (Arthur Danto)
Aula 10 - A crise da identidade e outros debates contemporâneos
Identidade, alteridade e sexualidade: a arte de Louise Bourgeois
Christian Boltanski: memória, fragmentação e ruínas
A arte das minorias: Robert Mapplethorpe, Nan Goldin e Felix Gonzalez Torres
O feminismo de Barbara Kruger, Jenny Holzer e das Guerrilla Girls
Aula 11 - Instalação e Site Specific: o “campo ampliado” da escultura
Da escultura à instalação e ao site specific: a evolução da arte tridimensional
Anish Kapoor: da materialidade à monumentalidade escultórica
O potencial crítico da ironia: Maurizio Cattelan e a nova escultura
Diversidade e multiplicidade de discursos: o “campo ampliado” do final do milênio
Aula 12 - Do Pós-Modernismo à Globalização: a nova paisagem cultural
Publicidade, dinheiro e poder: YBA (Young British Artists), a nova arte britânica
Damien Hirst e a redefinição do status do artista contemporâneo
Multiculturalismo e Geopolítica: a “invasão” da arte chinesa no ocidente
Conclusões provisórias e apontamentos para a arte do século 21
DESCONTOS ESPECIAIS
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DICAS DE FILMES E LIVROS
Você verá no curso referências de maravilhosos filmes e livros sobre arte