top of page

ARCIMBOLDO

Giuseppe Arcimboldo (Milão, 1526 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano.

Morreu com 67 anos

Era filho do pintor Biagio Arcimboldo. No início, Arcimboldo foi discípulo do pai, com quem colaborou no desenho dos vitrais da catedral de Milão.


A Catedral de Milão é uma catedral católica Gótica situada na praça central da cidade de Milão, P.za del Duomo, na Lombardia, no norte da Itália.


Construção: 1386 até o séc XVI




Assim como a Catedral, os vitrais (episódios do Novo e Antigo Testamento)

foram construídos ao longo dos séculos: os mais antigos remontam ao século XVI, enquanto os mais recentes, ao século passado.



Aos 21 anos, ele iniciou sua carreira como desenhista de tapeçarias, pintor de vitrais e afrescos nas catedrais locais, como vimos.


Tapeçaria executada em 1561-1562, por Giovanni Karcher e seu ateliê , baseada no desenho de Arcimboldo


Arcimboldo foi mais conhecido por criar cabeças de retratos imaginativas feitas inteiramente de objetos como frutas, vegetais, flores, peixes e livros. Essas obras formam uma categoria distinta de suas outras produções.


O Jurista - 1566


Pode-se presumir que, quando ele deixou Milão, em 1562 (36 anos), para colocar-se a serviço das cortes imperiais de Viena, e depois de Praga, já tinha imaginado as “cabeças compostas”: naquele ano, já circulava em Milão composições caricaturais - cabeças fálicas ou variações obscenas sobre os órgãos sexuais masculinos – que eram muito difundidas e que Arcimboldo devia certamente conhecer.

A imagística do século XIV era povoada por artifícios visuais e conceituais, como a anamorfose, a criptografia, os hieróglifos e as composições grotescas.

Arcimboldo já devia ter-se exercitado com sucesso ao fazer essas extravagâncias pictóricas.


Leonardo da Vinci / séc. XV


A distorção de elementos físicos, como desproporção entre cabeça e tronco, membros alongados ou curtos demais, saliência e exagero de características faciais, entre outros, formam o repertório mais utilizado para compor uma caricatura.

Leonardo Da Vinci, no século XV, realizou vários desenhos de pequeno formato de cabeças grotescas, provavelmente como estudos de fisionomias, mas que pode ser considerado um dos precedentes da caricatura.

De acordo com Giorgio Vasari , Leonardo, que tinha grande interesse pela ciência e também por tudo o que fosse estranho, era fascinado por pessoas com faces bizarras e frequentemente as seguia para memorizar suas características e depois desenhá-las.


Arcimboldo combinou seus trabalhos com o estudo das gravuras de Leonardo da Vinci, especialmente sua veia caricatural, cujo impacto seria evidente na sua produção posterior.

"Cinco Cabeças Grotescas" , Leonardo compara o caráter positivo de uma figura usando uma coroa de louros e o caráter negativo dos rostos carrancudos de quatro outras figuras que o cercam



Arcimboldo pertence ao Maneirismo, onde a ênfase no aspecto espiritual da arte foi recorrente, como podemos ver nas obras de El Greco e Tintoretto. No entanto, estes dois artistas estiveram ligados à religiosidade católica e Arcimboldo não.

Mesmo sendo Praga uma corte católica, ela tinha total independência em relação à Igreja Romana, e seus monarcas eram de grande tolerância em relação a outras religiões e crenças. Ali conviviam judeus, cristãos e ocultistas.





O ocultismo foi uma referência importante para Arcimboldo, como vemos em suas paisagens antropomorfas, nas quais corpos e faces humanas são sugeridos pela representação dos relevos, das árvores, das pedras, e de outros elementos de uma paisagem, e em suas séries ligadas à natureza, por exemplo,

“As Quatro Estações”, feitas para Maximiliano II.


Nesta série, o artista fez referência ao gênero do retrato, preservando a opulência do retrato cortesão, mas construiu seus personagens a partir de imagens da fauna e da flora.

Primavera / 1573


Verão / 1573


Outono / 1573


Inverno/ 1573



A Água /1566


O fogo / 1566


A terra / 1570


O ar / não datado



"Houve um pintor chamado Giuseppe Arcimboldo (1527–1593), que compôs rostos humanos usando cenouras, berinjelas, rabanetes, tomates, cebolas, alhos, uvas, azeitonas, pêssegos, figos… Não sei de onde lhe veio essa ideia e nem como ele conseguiu… Talvez ele acreditasse que nós somos hortas e pomares, onde crescem frutos, legumes e hortaliças. Quem sabe ele estava certo?" Rubem Alves– 01/04/2001

Correio Popular Caderno C (São Paulo)



Flora / 1589


Retrato de Rodolfo II vestido

de Vertúmnio- 1591


Com a morte de Rodolfo II, Arcimboldo voltou para Milão, onde faleceu em

11 de julho de 1593.

O estudo e apreciação do trabalho de Arcimboldo não foram abordados com rigor até o início do século 20. Os surrealistas (séc. XX) apreciaram a mistura fascinante de sátira e alegoria das obras de Arcimboldo, e deram grande valor para o jogo visual que existem em suas composições.



 

LÚCIA CASTANHEIRA ESCOLA DE ARTES


fale@luciacastanheira.com


31 9 84979168


RUA SÃO PEDRO DA UNIÃO, 106, SION - BELO HORIZONTE

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page