top of page

O DESENHO COMO PROCESSO

“GUERNICA” DE PICASSO


“A ARTE MODERNA SE TORNA POLITICA”

(Simon Schama)



Guernica é um óleo sobre tela de 3,49 m x 7,77 m. Está localizada no Museu de Reina Sonia, Madri, Espanha.


Porque, qual a razão que levou Picasso, depois de experimentar esboços de mãos e figuras um tanto complexos para o mural da Guernica, ao fazê-la no final ficou muito mais simples ?


“Um quadro não é pensado e fixado a priori: enquanto o executamos, ele vai seguindo a mobilidade do pensamento. Uma vez terminado, ele pode mudar bastante, de acordo com o estado daquele que o observa. Um quadro vive sua vida da mesma forma que um ser humano, e sofre as mesmas mudanças que o cotidiano nos impõe.” Pablo Picasso






Picasso documentou todo o processo ,estudos para a

execução do mural Guernica.


Apesar de já conhecer, passar pela experiência de buscar alguns destes estudos para este Blog foi extremamente revelador. O processo é a obra, são testemunhos da busca, das dúvidas, da forma de pensar do artista.

Me lembrou Leonardo da Vinci, no séc. XVI e a sua convicção de que a arte, constitui acima de tudo uma realização do intelecto, e não mero produto de talento e habilidade manual. Ao levantar esta discussão, o pintor estava antecipando um debate que seria típico da Arte Moderna, séculos depois.


“ARTE É COISA MENTAL”.


Um exemplo é como Jackson Pollock (1912 -1956) descrevia seu trabalho artístico. Como pintor americano e grande expoente do Expressionismo Abstrato, focou sua obra na forma e na cor, ao invés de registrar objetos e a necessidade literária na arte. Ele pintava e deixava o registro do PROCESSO da pintura.





Um pouco mais tarde, ainda no século XX a pintura figurativa resgata a sua presença. Como sabemos, a arte está sempre se repensando e aberta a mudanças. Hoje a pintura abstrata e a figurativa convivem juntas, ampliando as possibilidades de novas e inéditas leituras.




Voltando ao assunto principal deste Blog “ O desenho como processo”, Picasso catalogou e conservou cuidadosamente as extensas séries de estudos para a execução do mural Guernica.


O livro EL ”Guernica” de Picasso, de Rudolf Arnhein, é completo , um verdadeiro acervo documental.


































Guernica retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).

Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e foi produzida em 1937.


A obra carrega uma forte crítica ao fascismo alemão e foi criada para a Exposição Internacional de Paris. O artista já estava trabalhando em outra obra para expor no evento. Entretanto, o ataque à Guernica lhe afetou tanto, que ele decidiu mudar de ideia, e assim, surgiu uma das mais importantes obras da história da arte mundial.



Ruínas na cidade de Guernica após o bombardeio.


Em 26 de abril de 1937, os bombardeios da Luftwaffe reduziram a ruínas a cidade basca de Guernica, contabilizando 1.645 mortos. Em 28 de abril de 1937, o jornal “Correio da Manhã” publicou a seguinte manchete em sua primeira página:

“A cidade historica de Guernica arrazada”





“UMA PINTURA NÃO É BASEADA E DECIDIDA DE ANTEMÃO. MESMO QUANDO SE ESTÁ FAZENDO, MUDA COMO MUDAM OS PENSAMENTOS DE CADA UM”

(PICASSO)



 

LÚCIA CASTANHEIRA ESCOLA DE ARTES - 01/04/2021.


Fontes:


-Formas de pensar o desenho – Edith Derdyk – Editora Scipione


-O Poder da Arte – Simon Schama – Companhia das letras


-Arte e Percepção Visual- Rudolf Arnheim –Livraria Pioneira Editora


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page