PAUL KLEE

Atualizado: 5 de mar. de 2021

Paul Klee nasceu em 18 de dezembro de 1879, em uma cidade perto de Berna. Berna, capital da Suíça, foi construída em torno de uma curva do rio Aar. Fundada no século XII, a cidade conta com arquitetura medieval. Seu pai, de origem alemã, era professor de musica. Foi dele que Klee, excelente violinista desde muito jovem, herdou o amor pela música. Com 20 anos, começa a estudar pintura um Munique. Ele se destacou em desenho. Pensava que nunca aprenderia a pintar. Após receber a formação em Belas Artes, Klee permaneceu na Itália por vários meses. Durante esta época de juventude aventureira, Klee passou a maior parte do tempo em bares e teve relações com mulheres e modelos de classe inferior. Ele teve um filho ilegítimo em 1900, que morreu várias semanas após o nascimento.

Paul Klee - 20 anos de idade






Mais tarde, Klee não vai pintar um corpo ideal ou sensual, vai utilizar da abstração e do estudo de músculos e tendões para criar figuras estranhas, desfiguradas e alegorias.




Ele também completou um ciclo de 11 rascunhos em placas de zinco, as Invenções – suas primeiras obras a serem exibidas, nas quais ele ilustrava várias criaturas grotescas.


Um homem afunda diante da Coroa | 1902.