top of page

RUPTURAS E DESDOBRAMENTOS NO UNIVERSO DAS LINGUAGENS DAS ARTES

Parte 3


As revoluções técnicas e estéticas que as collagens e os PapiersCollés fizeram entre 1912 e 1914.



Pablo Picasso é sem dúvida um dos pintores mais importantes do séc. XX. A capacidade de se reinventar, a sua curiosidade em procurar novas técnicas e novos suportes foi surpreendente e influenciou muitos artistas do movimento Moderno e até hoje é uma grande referência para os artistas contemporâneos.


CUBISMO

1907-1915


Na revolução Cubista, Picasso e Braque trabalharam juntos entre 1907 e 1914.

Houveram muitas revoluções técnicas e estéticas em toda a história da arte, mas sem dúvida o inicio do século XX foi um dos mais influentes se tratando de rupturas e excentricidade.




“(...) o que verificamos no desenvolvimento do Cubismo de 1912 a 1914 é uma crescente dependência, não tanto do motivo ou de quaisquer imagens visuais associadas ao motivo, mas de texturas. Da imitação de texturas com tintas, Picasso e Braque passam ao uso das próprias texturas originais, colando pedaços de jornal, de papel de parede, oleado ou pano, na tela e ligando esses elementos com áreas de tinta ou delineamentos de carvão. A técnica recebeu um novo nome, collage, a palavra francesa normal para o processo de montagem ou de unir com cola. “ (Herbert Read)


Em 1912 os primeiros PAPIERS COLLÉS, as revolucionárias collages vão marcar uma transformação no estilo cubista e influenciar o modernismo russo gerando as primeiras formas de arte totalmente abstrata.



Picasso -Natureza Morta com Cadeira de Palhinha, 1912 (27 x 35 cm).



O que é Papier collé?

Papier collé (francês: papel colado ou recortes de papel ) é um tipo de técnica de colagem em que o papel é colado a uma montagem plana. A diferença entre colagem e papel collé é que o último se refere exclusivamente ao uso de papel, enquanto o primeiro pode incorporar outros componentes bidimensionais (não papeis). Como o termo papier collé não é comumente usado, esse tipo de trabalho costuma ser chamado simplesmente de colagem.


Papier collé é usado principalmente para se referir especificamente às colagens de papel dos cubistas.







A pintura ganha novos materiais – postura moderna – ruptura com as tradições dos processos da pintura.

Pintura experimental – Pintar é fazer um arranjo formal, este é o processo que deve guiar o pintor. Picasso estava no séc.XX e negava os processos demorados da arte acadêmica. Buscar a beleza do arranjo formal.


A colagem é uma técnica não muito antiga, criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa imagem outras imagens de origens diferentes.



Picasso- Violão, 1913.


A colagem já era conhecida antes do século XX mas era considerada uma brincadeira de crianças. O cubismo foi o primeiro movimento artístico a utilizar colagem. Os cubistas colavam pedaços de jornal ou impressos em suas pinturas. A pintura ganha novos materiais e a técnica não é mais pintura sobre tela, ganha a expressão de TÉCNICA MISTA SOBRE TELA. Isto vai ser uma grande estratégia nas artes visuais e vai caminhar até os dias atuais.




“A colagem como procedimento técnico tem uma história antiga, mas sua incorporação na Geografia do século XX, com o cubismo, representa um ponto de inflexão na medida em que liberta o artista do jugo da superfície. Ao abrigar no espaço do quadro elementos retirados da realidade - pedaços de jornal e papéis de todo tipo, tecido, madeira, objeto e outros -, a pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que dificulta o estabelecimento de fronteiras rígidas entre pintura e escultura.” (A. N. Hodge.)




 

LÚCIA CASTANHEIRA ESCOLA DE ARTES - 09/04/2021


Fontes :

- Aula sobre o Cubismo com o Prof. Marco Elizio de Paiva no site da escola.

-Arte Moderna – Giulio Argan

-Universo das artes – Fayga Ostrower

-História da Pintura Moderna – Herbet Read

-A História da Arte – A. N. HODGE


339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page