top of page

RUPTURAS E DESDOBRAMENTOS NO UNIVERSO DAS LINGUAGENS DAS ARTES

Parte 5






Em 1910 Kandinsky pinta a primeira aquarela abstrata, dando um passo histórico no sentido da renovação artística. Foi a REVOLUÇÃO DA PINTURA.


ABSTRAÇÃO LÍRICA


Primeira aquarela abstrata- sem título – 1910-1913.


Na década de 1910, Kandinsky (Russo / Alemão)desenvolveu seus primeiros estudos não-figurativos- sendo por isso considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.



Ruptura para a Abstração: “Der Blaue Reiter”- 1911-1914


A lendária exposição do grupo


o “Der Blauer Reiter” (O Cavalheiro Azul), do qual Kandinsky fazia parte aconteceu em 1911. No prefácio do catálogo, ela tentava preparar o espectador para a seleção bastante e heterogénea da exposição:

“Nesta pequena exposição, não tentamos fazer publicidade de uma forma precisa e especial, pretendemos, sim, mostrar a na multiplicidade das formas representadas, como as aspirações ínimas dos artistas se podem revestir de expressões variadas.”

Evidentemente, os visitantes da exposição ficaram atónitos, desconcertados com a “nova pintura”.





Improvisation 9, 1910. Oiloncanvas. 110 × 110 cm.



Improvisation 12 (Rider), 1910. Oil on canvas.

97.5 × 106.5 cm. The Städtische Galerie imLenbachhaus


Um bom exemplo dessa carga emocional do mundo das formas abstratas é o Quadro com Arco Preto, em 1912.



“ A composição, de efeitos dramáticos, é constituída por três domínios de formas que se compelem uns aos outros: do canto inferior direito, uma forma condensada vermelha está apontada para cima, para o centro do quadro. Contra ela, uma silhueta azul ganha terreno, atravessada por fortes riscas e zonas que variam do branco-amarelado ao vermelho-alaranjado. Por cima da forma vermelha e azul eleva-se um disco roxo-avermelhado. As duas formas inferiores estão ancoradas no canto do quadro, tal como a forma superior flutua como um astro no espaço do quadro, flanqueada por outras formas coloridas mais pequenas. Como mistura do vermelho e do azul, o roxo parece querer neutralizar as tensões criadas pelos contrastes.” (Hajo Duchting).


Suas pinturas começam a ter títulos distintivos da linguagem musical - influencia do músico Arnold Schonberg. “Improvisações”, “Composições” e “Impressões” são alguns exemplos de definições muito sintéticas, sempre seguidas por um número de série.



Study for "Composition II". 1910. Oil on canvas. 97.5 x 130.5 cm. The Solomon R. Guggenheim Museum, New York, NY, USA.



Composition IV, 1911. Oiloncanvas. 159.5 × 250.5 cm.

Dusseldorf. Germany. KunstsammlungNordrhein-Westfalen, Germany.



Improvisation 26 (Rowing), 1912. Oiloncanvas. 97.0 × 107.5 cm.

The StädtischeGalerieimLenbachhaus, Munich.



“Improvisação IXI” - expressão que combina explicitamente música a cor.


“A temática da abstração pertence ao século . A autonomia da forma”, ou seja, o conteúdo expressivo que existe numa elaboração formal, independente do fato das formas representarem figuras...” (Fayga Ostrover).


Continuaremos no próximo Blog caminhando pela trajetória das revoluções técnicas que criaram verdadeiras revoluções estéticas. Aprendi a entender isto com um querido professor, Moacyr Laterza.



 

LÚCIA CASTANHEIRA ESCOLA DE ARTES - 23/04/2021


Fontes :


-Aula sobre modernismo com o Prof. Luiz Flávio

-Universos da Arte – Fayga Ostrover

-Kandinsky – Hojo Duchting

Arte Moderna – Editora Scala

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page